quinta-feira, 25 de junho de 2009

Visita à Hemeroteca Municipal de Lisboa

1-A missão da HML é fundamental criar uma memória digital que se refere ao imediato universo das publicações periódicas. Em simultâneo está a contribuir para recuperação, reprodução e informação e para preservação do património histórico e cultural.

2-Como se escrevia: Como se escreve:

1850 2009
Immoralidade Imoralidade
Escholas Escola
Manuscriptos Manuscritos
Paíz País
Méthodo Método
Licções Lições
Paes Pais
Auctor Autor
Lettras Letras
Idéa Ideia
Facillimas Facílimas
Difficuldades Dificuldades
Applicações Aplicações
Signaes Sinais
Alphabeto Alfabeto
Appresentando Apresentando
Elles Eles
Impelliram Impeliram
Sociaes Sociais
Solemne Solene
Sciencias Ciências
Anarchia Anarquia

A regra genérica foi a simplificação.

3-A instrução pública devia ser obrigatória mas com aproveitamento. Este método consta de leitura repentina, da promoção e remunerar.
Se estes valores não forem concretizados
Ilusão, engano, imoralidade, desorganização e anarquia donde se conclui que decretar a instrução pública e não a tornar obrigatória é a desilusão para as necessidades do país.
4- As duas técnicas mais utilizadas são a microfilmagem e digitalização. Ambas têm como vantagem a conservação, evitando a sua deterioração sendo também mais fácil guardar, um conjunto de livros e documentos, tornando mais fácil a sua consulta. Com este método preserva-se assim uma memória colectiva garantindo a sua sobrevivência no futuro.
5-Link no blog sobre o Miau nº 6
6-As vantagens da deslocação física à Hemeroteca comparativamente com a utilização dos serviços disponíveis na internet são: ter a possibilidade de uma explicação mais detalhada por um técnico e também a poder ver e desfolhar documentos, livros, microfilmes.
As actividades de promoção da leitura, desenvolvidas nas BLX, caracterizam-se pela diversidade na abordagem da promoção e divulgação cultural, destinando-se a vários tipos de públicos: adultos, crianças, jovens, famílias, etc.

Sem comentários: