segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Conceito da Sociedade e do “sentido” da acção social

(Conceito da Sociedade e do “sentido” da acção social)
1-ACÇÃO SOCIAL é um comportamento humano orientado por determinada intenção, e simultaneamente condicionado pela necessidade de aprovação pelos outros.
2-SOCIOLOGIA é uma ciência que procura compreender o comportamento dos indivíduos em sociedade com coerência.
3-Weber refere-se neste caso aos grupos sociais que podem tomar acções com determinadas intenções.
4-Os comportamentos estão sujeitos a condicionalismos: os bons alunos que têm um bom desempenho escolar porque têm uma boa estrutura familiar. Mas também pode acontecer que um aluno sem essa boa estrutura, obtenha bons resultados. Este esforço é do próprio indivíduo, pode ser um intelectual mesmo que as suas origens sejam de um nível mais baixo.
5-a) Desde o nascimento que a aprendizagem homem mulher é diferente. Perante isto os comportamentos no futuro são diferentes. A experiência da maternidade é importante para compreender as atitudes geralmente mais responsáveis das mulheres.
b) Em relação à idade, os jovens estão mais abertos à mudança, o mesmo já não acontece com pessoas mais velhas onde essa mudança já é mais difícil.
c) Um indivíduo com reduzidas habilitações escolares é obrigado a conformar-se com as circunstâncias locais. Já no caso dos “quadros superiores” o seu emprego é equacionado à escala global.
6-A escola no contexto de diversidade sociocultural vê-se como as pessoas fazem as escolhas com objectivos concretos. O exemplo dos cursos EFA que os alunos podem concluir o secundário num prazo mais curto. Nestes cursos as pessoas são avaliadas não só pelas suas capacidades, mas também pela sua experiência de vida partilhando-a com formadores e colegas para atingirem os objectivos.
7-As situações de exclusão acontecem e todos temos conhecimento. Existem grandes desigualdades que levam também a estas atitudes na nossa sociedade. Infelizmente são os mais desfavorecidos a ser o alvo desta exclusão. Exemplos os idosos são postos de lado pela família, são como um estorvo para a família e também pela sociedade. Outro caso muito evidente é os deficientes, que independentemente da sua deficiência mesmo com formação têm dificuldade em serem integrados no mercado de trabalho.
8- O consumo está cada mais imposto na vida de todos nós. Pela muita oferta existente e também pelas facilidades que existem para comprar qualquer produto. Actualmente todos somos confrontados com publicidade e a facilidade de obter créditos, o que faz com que se consuma sem pensar em consequências.
As mulheres têm mais tendência para gastar dinheiro em roupas e jóias, os homens são mais atraídos pelos carros e motas, os jovens deliram com as tecnologias: computadores, telemóveis e playstation fazem parte da sua vida. Em função das habilitações escolares também as preferências de consumo diferem: por exemplo, determinada literatura, muito fácil de ler é classificada como literatura light ou literatura pimba por ser adquirida pela classe mais popular. É uma classificação produzida pela elite, que privilegia outro tipo de literatura.





Sem comentários: