segunda-feira, 13 de outubro de 2008

SOCIEDADE, TECNOLOGIA, CIÊNCIA

SER BOM ALUNO, BORA LÁ? – REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
0-Todas as conversas que habitualmente temos quando falamos com outras pessoas, quer seja amigos, colegas de trabalho ou simples conhecidos, são apenas conversas casuais. Não são aprofundadas cientificamente.
1-A lei do ouro do trabalho escolar se o aluno se esforçar, trabalhar mais, este aluno tira mais proveito do seu estudo. Muitas vezes isto também se atribui à falta de bases. Se tiverem pais com cursos superiores, a tendência é para seguirem o exemplo dos pais. Um bom estudante deve ser organizado e com método de trabalho, assim obtém melhores resultados.
2-Geralmente o conceito de bom aluno diverge, não há uma regra para definir o bom aluno, existem muitas condições para que isto aconteça. Exemplo um aluno de um extracto social elevado tem todas as condições para ter um bom desempenho. Um aluno de um extracto social mais baixo não tem as mesmas condições, mas em qualquer dos casos há excepções.
3.1- O autor acredita que as novas tecnologias são muito importantes mas, como tudo tem os seus contras. São uma boa ferramenta de estudos sem dúvida contudo um aluno tem de ter a capacidade de as saber utilizar para seu proveito.
3.2-Hoje todos nós podemos aceder a sites de interesse, consultar e obter informações apenas para nosso conhecimento. Sem as novas tecnologias isto não era possível.
4.1-Aqui o autor acha fundamental a apostas do estado nas novas tecnologias, pois são ferramentas essenciais para o estudo mais alargado. É de senso comum que turmas com menos alunos têm maior e melhor aproveitamento. Também o desporto é importante porque quem o pratica começa a ter regras e a ter mais disciplina, isto são boas bases para a sua formação como adultos.
4.2-Turmas mais pequenos, os alunos são mais produtivos, estímulo, experiência pessoal e as novas tecnologias ajudam esses resultados.
5.1-Há uma maioria preguiçosa de alunos, alguns deste alunos até têm capacidades, mas preferem não se dedicar ao estudo, muitas vezes até gozam com os que o são. Alguns destes alunos podem entrar por caminhos que no futuro os levam à delinquência.
5.2-O autor aqui refere-se que na sua geração um curso superior era garantia de emprego. Hoje ter um curso superior não garante que isso aconteça, pois como é do conhecimento de todos os alunos que terminam cursos superiores por vezes estão anos à espera durante um ano e muitos conseguem mas fora da sua especialização.
5.3-Um bom aluno estuda por gosto e com objectivo não tem limites, tenta ir sempre mais além. Estuda para conseguir um patamar mais acima.
6.1-Um aluno com maus resultados pode fingir que é preguiçoso. Acha que há coisas mais importantes para fazer na vida do que estudar. Assim também não lhe pode ser cobrado um melhor desempenho.

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